terça-feira, 8 de março de 2011

Conversando sobre as regras normativas (ABNT)



Posted on setembro 28, 2010 by annachrys

0

Todos os trabalhos acadêmicos, sejam de graduação ou pós-graduação, devem ser formatados segundo as regras da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, fundada em 1940, que é o órgão responsável pela normalização técnica no país, fornecendo a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro.

Para cada parte dos elementos que compõe o texto técnico-científico (pré-textuais, textuais e pós-textuais), há uma norma que regulamenta sua formatação, ou seja: desde a capa até os anexos. Há diversos tipos de textos: Projetos, Relatórios, Resenha, Dissertações e Teses. Que discutiremos mais adiante. Mas em todos eles usam-se as regras abaixo.

Hoje vamos conhecer quais são essas normas editadas pela ABNT e o que cada uma rege. Cabe ressaltar que é possível comprar as normas diretamente na Associação, mas também encontramos todas elas na Internet. É importante saber que algumas dessas normas estão em estudo nas comissões técnicas, pois consta no site da ABNT (http://www.abnt.org.br) que “Segundo princípios internacionais, as normas devem ser analisadas periodicamente para que seu conteúdo mantenha-se atualizado. Este processo, chamado de Análise Sistemática, é realizado anualmente e inicia-se pela pesquisa à sociedade.”

As definições das aplicações das NBR listadas constam dos objetivos presentes em cada uma delas.

NBR 10719 (AGO 1989) – Esta Norma fixa as condições exigíveis para a elaboração e a apresentação de relatórios técnico-científicos. Trata exclusivamente de aspectos técnicos de apresentação, não incluindo questões de direitos autorais. Conquanto não sejam objeto desta Norma outros tipos de relatórios (administrativos, de atividades, etc.), é opcional sua aplicação, quando oportuna. Neste caso, os documentos devem sujeitar-se, tanto quanto possível, ao disposto nesta Norma. Outros documentos, como livros, folhetos, teses etc., devem sujeitar-se a normas específicas.

NBR 6032 (AGO 1989) – Esta Norma fixa as condições exigíveis para uniformizar as abreviaturas de títulos de periódicos e publicações seriadas, com o fim de simplificar as referências constantes de bibliografias, citações e legendas bibliográficas.

NBR 6023 (AGO 2002) – Esta Norma estabelece os elementos a serem incluídos em referências. Fixa a ordem dos elementos das referências e estabelecem convenções para transcrição e apresentação da informação originada do documento e/ou outras fontes de informação. Destina-se a orientar a preparação e compilação de referências de material utilizado para a produção de documentos e para inclusão em bibliografias, resumos, resenhas, recensões e outros.

NBR 10520 (AGO 2002) – Esta Norma especifica as características exigíveis para apresentação de citações em documentos.

NBR 6021(MAIO 2003) – Esta Norma especifica os requisitos para apresentação dos elementos que constituem a estrutura de organização física de uma publicação periódica científica impressa. Destina-se a orientar o processo de produção editorial e gráfica da publicação, no sentido de facilitar a sua utilização pelo usuário e pelos diversos segmentos relacionados com o tratamento e a difusão da informação. Esta Norma não se aplica à apresentação de livros e folhetos.

NBR 6024 (MAIO 2003) – Esta Norma estabelece um sistema de numeração progressiva das seções de documentos escritos, de modo a expor numa seqüência lógica o inter-relacionamento da matéria e a permitir sua localização. Esta Norma se aplica à redação de todos os tipos de documentos escritos, independentemente do seu suporte, com exceção daqueles que possuem sistematização própria (dicionários, vocabulários etc.) ou que não necessitam de sistematização (obras literárias em geral).

NBR 6027 (MAIO 2003) – Esta Norma estabelece os requisitos para apresentação de sumário de documentos que exijam visão de conjunto e facilidade de localização das seções e outras partes. Esta Norma se aplica, no que couber, a documentos eletrônicos.

NBR 6028 (NOV 2003) – Esta Norma estabelece os requisitos para redação e apresentação de resumos.

NBR 12225 (JUN 2004) – Esta Norma estabelece os requisitos para a apresentação de lombadas e aplica-se exclusivamente a documentos em caracteres latinos, gregos ou cirílicos. Tem por finalidade oferecer regras para a apresentação de lombadas para editores, encadernadores, livreiros, bibliotecas e seus clientes. Aplica-se, no que couber, a lombadas de outros suportes (gravação de vídeo, gravação de som etc.).

NBR 6034 (DEZ 2004) – Esta Norma estabelece os requisitos de apresentação e os critérios básicos para a elaboração de índices. Aplica-se, no que couber, aos índices automatizados.

NBR 14724 (DEZ 2005) – Esta Norma especifica os princípios gerais para a elaboração de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e outros), visando sua apresentação à instituição (banca, comissão examinadora de professores, especialistas designados e/ou outros). Aplica-se, no que couber aos trabalhos intra e extraclasse da graduação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário